Homepage / Notícias / PELA SUA SEGURANÇA...”COM ELA NÃO SE BRINCA!” /
Notícias Junis
O monóxido de carbono pode ter origem em deficientes combustões, principalmente de esquentadores ou caldeiras a gás, dá-se por ele quando infelizmente é tarde demais. A inalação de monóxido de carbono pode provocar sonolência, dores de cabeça, vómitos ou vertigens, nesse caso deve de imediato abandonar o local e sair para o ar livre. Uma vítima de inalação por monóxido de carbono igualmente deve de imediato ser retirada do local para sítios ao ar livre, desaperte-lhe as roupas mais apertadas e chame de imediato o 112. Feche o gás e efetue o arejamento do local da suposta inalação.
Leis da Republica e norma técnicas (NP) foram criadas para evitar esta situação, determinando que instalações, reparação e manutenção dos aparelhos, só possam ser executadas por empresas credenciadas pela Direção Geral de Energia e Geologia, infelizmente consumidores e distribuidores subsistem em ignorar esta preocupação arriscando vidas e bens, não zelando pela segurança própria e dos seus.
Para evitar este risco e igualmente o de explosão por fugas de gás, é fundamental que apenas peritos intervenham nos gasodomésticos, pelo que ao adquirir um aparelho deve contatar a lista de empresas credenciadas no site da DGEG.
Igualmente deve existir por parte dos consumidores a preocupação de revisões periódicas ao funcionamento de equipamentos e instalações por parte de empresas credenciadas
Zele pela sua segurança…com ela não se brinca!
- Mande instalar e reparar o seu aparelho apenas a empresas credenciadas.
- Desligue os seus aparelhos a gás na sua ausência.
- Não use tubos de gás para pendurar seja o que for e tenha sempre atenção aos prazos e validade de tubos de borracha.
- Nunca deite garrafas de gás.
- Mantenha as chaminés limpas em bom estado.
- Se cheirar a gás não tente nunca identificar a fuga, não ligue aparelhos ou equipamentos elétricos, abra janelas, feche o gás e chame de imediato um técnico credenciado.
- Não faça lume, não acenda cigarros.